Com uma pequena produção de camisetas masculinas, começou em 1991 a empresa maravilhense Erva Daninha. Fundada por Amarildo e Eliana Estefano e Claor e Marines Machado, a empresa do ramo têxtil iniciou suas atividades em um momento complicado da economia brasileira. No início da década de 1990 os índices de inflação chegavam a mais de 47% mensalmente e foi nesse cenário que os empresários tiveram a coragem de investir mais de $125 mil dólares em uma máquina de bordado.
O investimento oportunizou um grande crescimento à marca e desafiou a equipe a implementar na empresa uma cultura de otimismo, trabalho e comprometimento. A busca pelo melhor resultado não desmotivou a sede de empreendedorismo, mesmo nos períodos de maior dificuldade. “Não tínhamos acesso a linhas de crédito, informações ou expertises como disponíveis nos dias atuais. Contamos com ajuda de amigos e familiares para superar tudo isso”, recordam Amarildo e Eliana, manifestando gratidão a tantas pessoas envolvidas que acreditaram na Erva Daninha.
Na busca por crescimento no ramo, no fim da década de 90, a marca agregou ao quadro social novos sócios, entre eles o Grupo Dass, umas das maiores empresas do setor de confecção na linha esportiva mundial. A parceria perdurou até 2009 quando os fundadores Amarildo e Eliana adquiriram a totalidade das ações da empresa, tornando-a uma empresa familiar, com uma cultura organizacional e de gestão vivida por grandes empresas.
Em 2004 a Erva Daninha inaugurou o novo e atual parque fabril, edificado com recursos próprios através de linhas de crédito específicas e também um dos primeiros projetos de Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) aprovados do município, com área construída de mais 2.700 m².
A missão da Erva Daninha é atender plenamente o consumidor, obtendo retorno do investimento, gerando resultados aos clientes, funcionários e parceiros, com ética e responsabilidade socioambiental.
MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL
Hoje a marca trabalha com uma ampla cartela de roupas masculinas e femininas na linha esporte casual. Os produtos Erva Daninha são vendidos por todo o país, principalmente para as regiões, Sul, Centro Oeste e Sudeste e exterior através do Paraguai, Guiana Francesa, Trininade e Tobago e Costa Rica. A comercialização ocorre por meio de representantes comerciais, e-commerce, além de loja própria de varejo, ao lado da fábrica, em Maravilha.
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
A Erva Daninha emprega mais de 90 pessoas que atuam na empresa. Um dos princípios da marca é o desenvolvimento de pessoas, por essa razão ela atua com diversos incentivos aos colaboradores, como sistema de reconhecimento por pontuação, festividades em datas comemorativas, campeonatos esportivos, além de espaços de lazer, tudo pensado para a qualidade de vida da equipe.
EVOLUÇÃO DA MARCA
Em 2010 a Erva Daninha migrou da linha Surf Wear para o esporte casual, com o objetivo de reposicionar a marca, possibilitando expansão de seus negócios. Seis anos depois houve a reformulação da identidade visual que leva o consumidor ao melhor entendimento da essência da marca. Em 2019, após anos de planejamento, o sonho de uma sala de corte automatizada tornou-se realidade. O investimento com tecnologia alemã buscou maior produtividade e excelência na produção. Com isso, a Erva Daninha pode crescer ainda mais dentro da indústria têxtil, suprindo as necessidades do mercado.
SUSTENTABILIDADE
Responsabilidade socioambiental está na missão da empresa. Desde que foi construída a sede da empresa há mais de 17 anos, uma das preocupações foi o reflorestamento. Mais de mil e 500 mudas de árvores nativas foram plantadas próximo ao campo industrial, o que transformou não só o cenário, como o ecossistema do ambiente. A Erva Daninha também trata a água utilizada na produção, entregando à natureza o retorno necessário sem prejudicá-la.
DESTAQUE NA PANDEMIA
Em 2020 por meio da parceria com a família do médico cardiologista Dr. Evandro Nicola, a empresa desenvolveu e produziu uma máscara transparente que permite melhoria na comunicação, através de leitura labial e expressão facial, trazendo de volta sorrisos e autoestima. O produto foi destaque em uma reportagem em rede nacional no programa Mais Você da Rede Globo. A matéria mostrou empresas que se reinventaram durante a pandemia e renderam um considerável espaço e exposição da marca em entrevista concedida pelo sócio e diretor Amarildo Estefano, com imagens de setores da empresa para a jornalista Duda Mendonça.
“Nesses 30 anos de Erva Daninha fomos movidos pelo trabalho e hoje somos reconhecidos por qualidade. Criamos uma marca verdadeiramente interessada na família, no desenvolvimento de pessoas, no meio ambiente e principalmente no conforto humano. Queremos agradecer a cada pessoa que fez parte da nossa história e dizer que seguimos nos desenvolvendo para o melhor”, exaltam os sócio-proprietários Amarildo e Eliana Estefano.