Conheça mais sobre o sistema de produção da empresa do ramo têxtil
Nos 30 anos de história da Erva Daninha muita coisa mudou. No início o que era apenas uma produção de camisetas, hoje emprega diretamente mais de 90 pessoas onde são produzidas anualmente mais de 200 mil peças. Esse processo de produção envolve diversas etapas. Se fossem contados apenas os processos onde a peça passa pelas mãos dos profissionais seriam pelo menos 20 pessoas. Sendo eles:
Recebimento e separação
Uma peça começa a ser produzida no desenvolvimento e passa por diversas etapas que confirmam a sua viabilização antes de ser produzida, definitivamente. Nesse caso, o primeiro passo dentro da produção é o recebimento do tecido. Duas pessoas recebem e fazem o trabalho de conferência. Depois é feita a separação dos materiais necessários que são enviados para a produção.
Enfesto e corte
Antes do processo de corte, uma pessoa abastece uma mesa em um processo chamado enfesto, trabalho onde o tecido é estendido em camadas, completamente planas e alinhadas. A Erva Daninha possui uma mesa de corte automatizada que é operada por um colaborador. Esse profissional abastece o equipamento com o enfesto do processo anterior e executa os comandos para que a peça seja cortada a partir de um projeto previamente elaborado.
Separação de lotes
Após o corte, outro colaborador faz a separação dos lotes de produção, organizando as partes necessárias para a confecção das roupas (frente, costas, manga, etc.) e encaminha para os setores que darão continuidade à produção (bordado, estamparia e costura).
Costura
A costura é feita em equipe. Cada pessoa é responsável por um processo da peça até que ela seja montada por completo. Em média, cada equipe é formada por sete costureiras.
Revisão
Depois de costurada, a peça chega até um profissional que faz a revisão de possíveis falhas que podem ocorrer durante o processo produtivo. É nessa etapa que são observadas e evitadas falhas de costura, tecido entre outros problemas.
Passadoria
Nesse setor um colaborador observa novamente se a peça apresenta algum defeito e depois utiliza a mesa de passar, para desamarrotar e a deixar em perfeito estado antes de ser embalada.
Embalagem
Depois de revisada e passada, a roupa é dobrada por um colaborador e embalada para o setor de estoque.
Estoque
Nesse setor, uma equipe divide tarefas entre registrar a entrada de peças, fazer a seleção dos itens de acordo com o que cada cliente comprou em seu pedido, além do faturamento e carregamento do pacote.
Além desses processos, a fábrica é composta por outros setores que juntos participam da produção diária de peças da Erva Daninha. “Cada profissional dentro da empresa é fundamental para o resultado diário. Há 30 anos no mercado ampliamos nossa empresa pensando melhor para o desenvolvimento não apenas da marca, mas das pessoas que fazem parte dela. Qualidade nos define, trabalho nos move”, disse a diretoria da empresa.