Destinado a doação de peças infantis já cortadas e retalhos, o projeto Costurando Sonhos, da Erva Daninha, existe desde o início dos anos 2000 e voltou à ativa em dezembro do ano passado. Com o objetivo de incentivar a qualificação de costureiros e promover a doação de roupas a crianças carentes, desde seu retorno, o programa já distribuiu mais de 550 peças nas cidades de: Flor do Sertão, Cunha Porã, São Miguel da Boa Vista e Tigrinhos.
Nesta semana (11) o projeto entregou 90 calças, 110 camisetas e retalhos para o município de Pinhalzinho. A Secretaria de Assistência Social da cidade possui o Programa Inclusão e Cidadania que oferece gratuitamente aulas de costura no município. Recentemente surgiu o Setor de Atendimento ao Imigrante, onde pessoas estrangeiras residentes de Pinhalzinho poderão aprender o ofício da costura e também receber peças doadas.
Para Eliana Estefano, fundadora e sócia-proprietária da Erva Daninha, o Costurando Sonhos é uma porta para novos horizontes. “Com a possibilidade da qualificação de mão de obra para o setor têxtil, pessoas podem ser empregadas. Essa qualificação permite à pessoa o empoderamento de uma nova profissão, seja para trabalhar na indústria ou na produção de peças próprias”, disse.