Avançar para o conteúdo

Erva Daninha comemora 34 anos de história com almoço entre colaboradores

A quinta-feira foi de almoço especial na Erva Daninha. A tradicional galinhada servida em maio em comemoração ao aniversário da empresa foi feita pelo sócio-proprietário Amarildo Estefano, assim como nas demais edições.

Nossa história

Em 1991 com uma pequena produção de camisetas masculinas começou a Erva Daninha. Fundada por Amarildo e Eliana Estefano e Claor e Marines Machado, a empresa do ramo têxtil iniciou suas atividades em um momento complicado da economia brasileira. No início da década de 1990 os índices de inflação chegavam a mais de 47% mensalmente e foi nesse cenário que os empresários tiveram a coragem de investir mais de $125 mil dólares em uma máquina de bordado.

O investimento oportunizou um grande crescimento à marca e desafiou a equipe a implementar na empresa uma cultura de otimismo, trabalho e comprometimento. A busca pelo melhor resultado não desmotivou a sede de empreendedorismo, mesmo nos períodos de maior dificuldade. “Não tínhamos acesso a linhas de crédito, informações ou expertises como disponíveis nos dias atuais. Contamos com ajuda de amigos e familiares para superar tudo isso”, recordam Amarildo e Eliana, manifestando gratidão a tantas pessoas envolvidas que acreditaram na Erva Daninha.

Na busca por crescimento no ramo, no fim da década de 90, a marca agregou ao quadro social novos sócios, entre eles o Grupo Dass, umas das maiores empresas do setor de confecção na linha esportiva mundial. A parceria perdurou até 2009 quando os fundadores Amarildo e Eliana adquiriram a totalidade das ações da empresa, tornando-a uma empresa familiar, com uma cultura organizacional e de gestão vivida por grandes empresas.

Em 2004 a Erva Daninha inaugurou o primeiro grande parque fabril, edificado com recursos próprios através de linhas de crédito específicas e também um dos primeiros projetos de Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) aprovados do município, com área construída de mais 2.700 m².

AMPLIAÇÃO

Hoje mais 100 colaboradores diretos trabalham em quase 4 mil m². A última ampliação realizada em 2023 acrescentou uma edificação que atendeu duas frentes: fluxo de trabalho por mais produtividade e melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. O novo ambiente possui uma visão para o parque ecológico da empresa, estacionamento coberto e climatização.

NA DIREÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

Responsabilidade socioambiental está na missão da empresa. Desde que foi construída a sede da empresa há mais de 20 anos, uma das preocupações foi o reflorestamento. Mais de mil e 500 mudas de árvores nativas foram plantadas próximo ao campo industrial, o que transformou não só o cenário, como o ecossistema do ambiente. Outra frente na direção da sustentabilidade é a geração de energia solar. Com 278 módulos instalados no telhado da fábrica, o sistema gera cerca de 20 Mwh/mês o que representa o total de energia limpa utilizada no parque fabril e em todas as instalações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *